
Até dia 30 de Outubro.
Clicar para aumentar.
A Voz do Abismo Humano
No dia 21 de Junho de 2009, um soalheiro domingo de uma afável noite, organizou-se com empenho da Abismo Humano um evento pertencente à Marcha do Orgulho LGTB no Porto, marcha iniciada aquando do infame assassínio de Gisberta, e que pretende lutar pelo direito da igualdade (ou da diferença), isto é, acima de tudo, pelo direito à felicidade e à liberdade.
O evento a decorrer no café-bar "Atelier" (Porto) contou com poesias várias, declamadas ao som do pianista (cortesia de Alberto Miranda, e aqui um agradecimento pela presença da Incomunidade), assim como com as obras de arte apresentadas no vídeo presenteado, que passavam em conluio com a poesia das vozes. Depois de um intervalo, o evento prosseguiu com um ritmo renovado, o público começou a declamar e depois deixou-se a noite findar com a assombrosa presença de "The Dead of Night", cujo album ainda não lançado pôde espreitar em estreia o público.
DESENHO CRIATIVO
ao ar livre.
Proposta para workshop:
O desenho ao ar livre, especialmente em zonas naturais ou citadinas, vai estimular cada participante a observar, pensar e reflectir sobre o nosso modo de viver nos dias de hoje, a entender o processo envolvido na escolha de um assunto e na definição de uma intenção. Mostrará como usar o desenho de observação para pensar criticamente e encontrar soluções plásticas para expressar o que se sente e pensa. A aula não é sobre como desenhar ou pintar. A paisagem será utilizada porque oferece muitas opções diferentes e como exemplo de como organizar o pensamento reflexivo em qualquer ambiente ou situação. Nenhum estilo artístico será destacado pois o próprio artista deverá descobrir o seu. Cada participante será estimulado a pensar sobre os seus pensamentos e as suas emoções e a observar criticamente e a registar as suas observações, escrevendo, desenhando ou pintando.
A melhor maneira de ensinar uma técnica é pela demonstração, seguida por exercícios que permitem que os participantes trabalhem usando todas as técnicas. No entanto, entende-se que o maior desafio no domínio de uma técnica é a adaptação das ideias à técnica.
Portanto é muito importante orientar as pessoas na busca de uma linguagem e de uma expressão próprias.
Contacto para inscrição: Abismohumano@gmail.com
Duração: 6 horas
Valor por pessoa: 30 euros
Formadora: Vânia Trindade
* Imagem de jakob klug
*Para sessoes fotográficas contactar pzycho_mia@hotmail.com.