sábado, 8 de setembro de 2012

Rei Eterno. Oficina de Escrita Criativa.


Como falou a primeira pessoa?

O mundo falou na primeiríssima pessoa.

A chucha do bebé são palavras sem outra forma se não a forma que ainda estão a tomar. É preciso que o homem aprenda a respirar como quem está a transar. O impulso vocal como base primeira da escrita, os cabelos como as primeiras canetas vindas da terra para escrever no céu o fim dos destinos.


Não aceitaremos mais horóscopos, mais ordens, aceitamos só o que vem enquanto ainda se forma, sobretudo enquanto ainda se disforma.

Luz viva, palavra, som, estrela e chuva... Este cântico está cheio de terra. A flor da terra aqui está a lavrar e abre e semeia a casa de um bebé - estrela. O fogo de quatro velas que te trazem os rios das manhãs. E tu cantas o que nunca aprendi - o que eu tanto sente. Eu que nunca aprendi. Tanto tempo pássaro que entre estrelas rio. Já! Vivo o murmúrio destas águas. Canta - Pássaro Azul. Como um Pássaro voa para dentro da terra e o Xamã canta tudo o que Ela quiser.

*

Animal, o homem esquece. Esquecendo, o homem cria. O que acontece é que é um rei de coisa nenhuma. Um criador das línguas. O reino eterno não tem princípio nem fim e todos os seus súbditos, súbditos do impulso criador do primeiro choro de bebé, em todas as palavras, há que cantá-lo de todas as formas.

O nosso segredo é que não dou ordem a ninguém, estamos todos acordados, folhas, terras, estrelas, pessoas. Ela, a criatividade, acordou-os a todos, e ninguém precisa de ordens. O comando eterno é um menino no fundo do Inverno. Seguir a estrela é não ter referências humanas: Chegar ao berço. Fumar cachimbos. Comer broas de milho. Fungar com vontade.

Peixe - estrela. A Lua veio vê-la. A escrita antiga. Como escrever isto, de tão antigo que é? Vem de baixo, porque o chão está cheio de estrelas. Que vão para baixo, ao reino dos céus. Porque os que se sentaram lá em cima não nasceram e assim nas leanas se enredaram.

Ressuscita! Rei eterno é: um caminho, uma voz que te acorda e te eleva - me devorou já. Entra dentro do teu corpo. Dá para ver o que tu estás a ver. Porque escreves - escreve comigo - meu irmão.

Curso Completo Inclui 4 Módulos e a Composição de um Livro, resultante do Curso.

Por modulo: 25€
Horário: das 20:07h às 22h
Localização: Castelo de Asgard

31 de Outubro
A escrita extática por via da memória

17 de Novembro
A escrita extática por via dos sentidos

8 de Dezembro
A escrita extática por via do esquecimento e da dissolução

21 de Dezembro
A escrita extática como meio de conjuração

Facilitadores: José Martinho Silva e André Consciência

INSCRIÇÕES POR EMAIL: CAMINHODECURA@GMAIL.COM

Sem comentários:

Enviar um comentário